A ECONOMIA SEGUNDO SMITH, RICARDO E MARX TEORIAS (E RESPECTIVAS METODOLOGIAS) COMPREENDIDAS A PARTIR DOS CONTEXTOS HISTÓRICOS DE CADA AUTOR

R$0.00

Este texto foi elaborado com o objetivo de oferecer um material didático para a área de história do pensamento econômico (HPE), destacando os três primeiros pensadores paradigmáticos na construção do arcabouço teórico da ciência econômica: Smith, Ricardo e Marx. Esses mestres da economia possuem vitalidade invejável, bastando ver as reedições frequentes de suas obras e a presença de suas ideias no debate contemporâneo, onde se alternam em razão dos acontecimentos e do surgimento de novas perspectivas teóricas neles inspiradas. A apresentação das principais teses desses autores é antecedida por uma breve exposição dos fisiocratas (escola que antecede a fase científica da economia) e incorpora três elementos que geralmente não estão presentes conjuntamente em livros de HPE, que são: o método de investigação adotado pelos autores, a exposição das ideias a partir dos originais e o contexto histórico em que estavam inseridos.

(Downloads - 410)

Categoria:

Descrição

Este texto foi elaborado com o objetivo de oferecer um material didático para a área de história do pensamento econômico (HPE), destacando os três primeiros pensadores paradigmáticos na construção do arcabouço teórico da ciência econômica: Smith, Ricardo e Marx. Esses mestres da economia possuem vitalidade invejável, bastando ver as reedições frequentes de suas obras e a presença de suas ideias no debate contemporâneo, onde se alternam em razão dos acontecimentos e do surgimento de novas perspectivas teóricas neles inspiradas. A apresentação das principais teses desses autores é antecedida por uma breve exposição dos fisiocratas (escola que antecede a fase científica da economia) e incorpora três elementos que geralmente não estão presentes conjuntamente em livros de HPE, que são: o método de investigação adotado pelos autores, a exposição das ideias a partir dos originais e o contexto histórico em que estavam inseridos.