De leitores a produtores de textos: uma experiência no ensino superior

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O livro está dividido em duas partes, a saber: na primeira, a compilação de vinte e quatro artigos que tematizam sobre a inter-relação entre leitura, escrita, oralidade e ensino de língua; na segunda, a reunião de resenhas cujo enfoque recai em trazer para a cena da discussão obras clássicas para os estudos da educação e da educação linguística e/ou literária.
Para além de trabalhos bem escritos e fundamentados teórico-metodologicamente em abordagens contemporâneas a respeito do ensino de linguagens, como vemos, o livro, no âmbito da formação inicial de professores de Língua Portuguesa, funcionou como um verdadeiro desafio às professoras envolvidas e aos alunos.
O desafio de formar investindo em práticas pedagógicas, em experiências de leitura, escrita e oralidade de gêneros acadêmicas e em publicação dessas experiências torna Práticas acadêmicas de leitura – escrita – oralidade: dos desafios da formação inicial um exemplo de formação preocupada com a relação teoria e prática e com o fortalecimento do protagonismo de sujeitos professores, desde a graduação, voltados à pesquisa e à reflexão sobre o fazer docente.
Manassés Morais Xavier

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Descrição

O livro está dividido em duas partes, a saber: na primeira, a compilação de vinte e quatro artigos que tematizam sobre a inter-relação entre leitura, escrita, oralidade e ensino de língua; na segunda, a reunião de resenhas cujo enfoque recai em trazer para a cena da discussão obras clássicas para os estudos da educação e da educação linguística e/ou literária.
Para além de trabalhos bem escritos e fundamentados teórico-metodologicamente em abordagens contemporâneas a respeito do ensino de linguagens, como vemos, o livro, no âmbito da formação inicial de professores de Língua Portuguesa, funcionou como um verdadeiro desafio às professoras envolvidas e aos alunos.
O desafio de formar investindo em práticas pedagógicas, em experiências de leitura, escrita e oralidade de gêneros acadêmicas e em publicação dessas experiências torna Práticas acadêmicas de leitura – escrita – oralidade: dos desafios da formação inicial um exemplo de formação preocupada com a relação teoria e prática e com o fortalecimento do protagonismo de sujeitos professores, desde a graduação, voltados à pesquisa e à reflexão sobre o fazer docente.
Manassés Morais Xavier