O desenvolvimento das bases do pensamento computacional e a matemática: uma relação que tem lógica Ensino Fundamental – 1° ao 6° anos

R$0.00

Nossa proposta de trabalho com o Pensamento Computacional
(PC), base de inúmeras ações humanas no Século XXI, se materializa
em sala de aula na relação com a disciplina de Matemática, desde os
anos iniciais do Ensino Fundamental. Como ocorre com o processo de
desenvolvimento de qualquer conhecimento escolar, é fundamental
que o professor conheça as relações entre teoria e prática do campo
em questão e no presente texto propomos a discussão das conexões
entre PC e Matemática escolar.
Para isso, tratamos de elementos do campo teórico e os
conectamos com propostas de atividades práticas (desplugadas e
plugadas) para os estudantes, na direção de promover elementos dos
pilares do PC (decomposição; abstração; análise de padrões; algoritmo)
em sintonia com o desenvolvimento do pensamento matemático,
particularmente com o pensamento algébrico.

(Downloads - 38)

Categoria:

Descrição

Nossa proposta de trabalho com o Pensamento Computacional
(PC), base de inúmeras ações humanas no Século XXI, se materializa
em sala de aula na relação com a disciplina de Matemática, desde os
anos iniciais do Ensino Fundamental. Como ocorre com o processo de
desenvolvimento de qualquer conhecimento escolar, é fundamental
que o professor conheça as relações entre teoria e prática do campo
em questão e no presente texto propomos a discussão das conexões
entre PC e Matemática escolar.
Para isso, tratamos de elementos do campo teórico e os
conectamos com propostas de atividades práticas (desplugadas e
plugadas) para os estudantes, na direção de promover elementos dos
pilares do PC (decomposição; abstração; análise de padrões; algoritmo)
em sintonia com o desenvolvimento do pensamento matemático,
particularmente com o pensamento algébrico.