Metodologia Gedova: para desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem

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Devido a pandemia causada pela COVID-19, as instituições de ensino suspenderam suas atividades presenciais. Estudantes e professores transitaram de forma imediata, abrupta, do ensino presencial para o ensino remoto emergencial. Nesse cenário, os professores se viram diante dos limites e possibilidades desse ensino que demanda a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC na prática docente. Enquanto recurso do professor, as TDIC são ferramentas que servem para comunicar, acessar e disseminar informações, também para produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens dos alunos. Assim, a necessidade de mobilização de competências profissionais ligadas à utilização de TDIC nos processos de ensino e aprendizagem ficou ainda mais evidente frente aos desafios do ensino remoto.
A proposta metodológica GEDOVA é resultado de um levantamento significativo de investigações na área de Engenharia de Softwares e de aportes teóricos e metodológicos difundidos na literatura nacional e internacional, mas também das experiências do próprio GEDOVA nesse processo de criação e análise. Esse fato confere a Metodologia a possibilidade de que professores usando um software de autoria, e mesmo sem ter domínio sobre linguagens de programação, possam criar OVAs de qualidade técnica e pedagógica.
Cibelli Assis

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Devido a pandemia causada pela COVID-19, as instituições de ensino suspenderam suas atividades presenciais. Estudantes e professores transitaram de forma imediata, abrupta, do ensino presencial para o ensino remoto emergencial. Nesse cenário, os professores se viram diante dos limites e possibilidades desse ensino que demanda a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC na prática docente. Enquanto recurso do professor, as TDIC são ferramentas que servem para comunicar, acessar e disseminar informações, também para produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens dos alunos. Assim, a necessidade de mobilização de competências profissionais ligadas à utilização de TDIC nos processos de ensino e aprendizagem ficou ainda mais evidente frente aos desafios do ensino remoto.
A proposta metodológica GEDOVA é resultado de um levantamento significativo de investigações na área de Engenharia de Softwares e de aportes teóricos e metodológicos difundidos na literatura nacional e internacional, mas também das experiências do próprio GEDOVA nesse processo de criação e análise. Esse fato confere a Metodologia a possibilidade de que professores usando um software de autoria, e mesmo sem ter domínio sobre linguagens de programação, possam criar OVAs de qualidade técnica e pedagógica.
Cibelli Assis