Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/ experiência que provém da extensão universitária – relatório diagnóstico e propositivo

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No decorrer de seis anos de atividades desenvolvidas nas Casas de Acolhimento de João Pessoa (2016- 2021), os projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao PET/ Conexões de Saberes Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, PROBEX e PROLICEN, possibilitaram o sentir, ouvir, experienciar, averiguar, mediar, propor e aprender um pouco do movimento que se dá nos espaços de acolhimento institucional.
Esta caminhada nos proporcionou condições de caminhar nas casas com olhar inquiridor e proativo na mediação das dificuldades de aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens ali residentes. Neste sentido, como resultado de pesquisas e reflexões, apresentamos este Relatório Diagnóstico e Propositivo, com o objetivo de disponibilizar ao leitor/a dados, reflexões e proposições, para o qual, desejamos que se sinta motivado a ampliar os estudos relacionados ao contexto educacional das Casas de Acolhimento, e juntos neste processo de mediação e indignação, continuar desvelando fatos e cobrando atitudes ao poder público para o compromisso com a Educação de cada criança, adolescente e jovem de nosso país.

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No decorrer de seis anos de atividades desenvolvidas nas Casas de Acolhimento de João Pessoa (2016- 2021), os projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao PET/ Conexões de Saberes Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, PROBEX e PROLICEN, possibilitaram o sentir, ouvir, experienciar, averiguar, mediar, propor e aprender um pouco do movimento que se dá nos espaços de acolhimento institucional.
Esta caminhada nos proporcionou condições de caminhar nas casas com olhar inquiridor e proativo na mediação das dificuldades de aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens ali residentes. Neste sentido, como resultado de pesquisas e reflexões, apresentamos este Relatório Diagnóstico e Propositivo, com o objetivo de disponibilizar ao leitor/a dados, reflexões e proposições, para o qual, desejamos que se sinta motivado a ampliar os estudos relacionados ao contexto educacional das Casas de Acolhimento, e juntos neste processo de mediação e indignação, continuar desvelando fatos e cobrando atitudes ao poder público para o compromisso com a Educação de cada criança, adolescente e jovem de nosso país.