Currículo, contextos de ensino e formação de professores de espanhol – Valdecy de Oliveira Pontes, Glauber Lima Moreira, Maria Valdênia Falcão do Nascimento, Bernadete de Souza Porto, organizadores

R$0.00

Falar sobre ensino de línguas em geral e de língua espanhola em particular, assim como sobre a formação de professores implica, obrigatoriamente, discutir políticas educacionais e políticas linguísticas. No nosso caso, a legislação nos dois âmbitos é abundante, digamos até mesmo excessiva, na medida em que nem sempre os textos legais e os textos orientadores da área chegam a ser implementados quando outros são divulgados, sobrepondo-se àqueles, sem que tenha havido, inclusive, uma compreensão adequada dos primeiros por parte dos participantes do processo educativo.
Sobre questões que afetam tanto o ensino e a aprendizagem quanto a formação de professores de idiomas se debruçam, de maneira incessante e com afinco, técnicos e legisladores. Entretanto, ao que parece pelo teor de muitos documentos oficiais, esses profissionais não possuem conhecimento teórico consistente e tampouco um conhecimento efetivo da realidade escolar, fundamentais para tornar tais textos úteis e aplicáveis.
Gretel Eres Fernández

(Downloads - 166)

Categoria:

Descrição

Falar sobre ensino de línguas em geral e de língua espanhola em particular, assim como sobre a formação de professores implica, obrigatoriamente, discutir políticas educacionais e políticas linguísticas. No nosso caso, a legislação nos dois âmbitos é abundante, digamos até mesmo excessiva, na medida em que nem sempre os textos legais e os textos orientadores da área chegam a ser implementados quando outros são divulgados, sobrepondo-se àqueles, sem que tenha havido, inclusive, uma compreensão adequada dos primeiros por parte dos participantes do processo educativo.
Sobre questões que afetam tanto o ensino e a aprendizagem quanto a formação de professores de idiomas se debruçam, de maneira incessante e com afinco, técnicos e legisladores. Entretanto, ao que parece pelo teor de muitos documentos oficiais, esses profissionais não possuem conhecimento teórico consistente e tampouco um conhecimento efetivo da realidade escolar, fundamentais para tornar tais textos úteis e aplicáveis.
Gretel Eres Fernández